A Fazenda Matina que ensinar as pessoas a tratar o solo diferente, a usar a água racionalmente e a aproveitar tudo o que a natureza oferece para produzir de forma segura e equilibrada.

Por isso, abre sua porteira para visitação de todas as faixas etárias -  estudantes e professores de escolas do ensino fundamental, ensino médio ou superior para aulas de campo; - técnicos, agricultores familiares, empresas e missões diplomáticas para visitas técnicas e, também para qualquer pessoa ou grupo interessado na trocar saberes e na promoção coletiva de práticas participativas e responsáveis capazes de contribuir com o enfrentamento dos desafios globais como as mudanças climáticas, as desigualdades sociais e a degradação ambiental.

Informações requeridas sobre oficinas e eventos realizados na fazenda (pela Matina ou por terceiros), além da prestação de consultoria também podem ser encaminhadas pelo formulário disponível nesta página.

É a Educação de Qualidade - ODS 4 da ONU que conduz o trabalho da equipe da Fazenda, articulando a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis com metas de redução de problemas sociais e/ou ambientais. Através da venda de seus produtos e da prestação de serviços, a Matina direciona seu lucro á promoção e ampliação de impactos socioambientais positivos, tanto da porteira para dentro, como da porteira para fora.

SERVIÇOS  DE IMPACTO SOCIAL

Aulas ao Ar Livre - Visitas Técnicas - Oficinas - Eventos - Cozinha Experimental - Consultoria

Alunos do ensino médio técnico visitam o Laboratório Vivo da Matina

Alunos do ensino médio técnico visitam o Laboratório Vivo da Matina

Os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino – CEEP realizaram uma visita técnica na Fazenda Matina na manhã da quarta-feira, do dia 19 de outubro. Os ônibus saíram do bairro de Pitimbu, em Natal, com 60 (sessenta) alunos e duas professoras do 3º ano do Ensino Médio.


Fazenda Matina ensina a importância do solo para uma alimentação de alta qualidade

Fazenda Matina ensina a importância do solo para uma alimentação de alta qualidade

Para explicar como é feita a sua produção de alimentos orgânicos e agroecológicos, a Fazenda Matina realizou no sábado, 27 de abril, sua primeira Oficina de Compostagem em sua sede, no município de Macaíba-RN, na Grande Natal. Os participantes inscritos percorreram todas as estações de produção e de processamento da Matina, acompanhados por Leonardo Tinôco e Conceição Varella, sócios-diretores da Matina.


Projeto IFSol de Canguaretama leva agricultores familiares para uma visita técnica na Matina

Projeto IFSol de Canguaretama leva agricultores familiares para uma visita técnica na Matina

A visita à fazenda Matina aconteceu no sábado, 13 de abril, e fez parte das ações desenvolvidas pelo IFSol do campi Canguaretama por meio de assessoramento e consultoria a grupos produtivos que trabalham ou desejam trabalhar de forma coletiva sob princípios e valores da economia solidária.


Fazenda Matina participa de Workshop sobre Turismo e Meio Ambiente

Fazenda Matina participa de Workshop sobre Turismo e Meio Ambiente

No Workshop Missão cidades irmãs Holzwickede-Nísia Floresta, a Fazenda Matina apresentou seus três sistemas produtivos - horta orgânica, agroecologia e aquaponia, associados a tecnologias de compostagem, conservação do solo e recuperação de áreas degradadas. As técnicas usadas na Fazenda causaram interesse e interação entre os participantes, em particular, entre a comitiva alemã presente no evento.